Avaliação como política pública tem sido aplicada e o Estado Avaliador que realiza avaliações externas e estimula avaliação interna, exercendo funções de regulação do sistema de ensino. Dentre os itens destacados nas opções, o que destaca procedimentos de avaliação interna é:
resp: Reunião com os responsáveis dos alunos e levantamento de sugestões de melhorias feitas pelos docentes da escola.
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Dentre os princípios, recomendados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, qual deles refere-se aos procedimentos éticos, aos compromissos com a responsabilidade pública e com valores e princípios democráticos?
resp: legitimidade
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A política de avaliação da Educação Superior é definida...
resp: Pelo Sistema Nacional de avaliação da Educação Superior (Sinaes).
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A avaliação institucional em educação compreende duas modalidades, que se orientam pelos mesmos objetivos, porém desenvolvem-se de formas distintas por causa de seus objetos de avaliação, a saber:
REPS: avaliação da instituição, voltada para uma escola e avaliação do sistema, voltada para o sistema educacional como um todo.
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A educação é um direito de todos e dever do Estado. Este princípio constitucional deve ser fundamentado, também, na responsabilidade social das instituições educativas que devem EVITAR:
RESP: Desconsiderar suas responsabilidades face aos resultados de avaliações externas.
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Sendo a Avaliação Institucional um processo social que se desenvolve no âmbito da Educação Superior e que passa pelas necessárias etapas evolutivas visando superar de algum modo contradições e dissensos, marque a alternativa que demonstra a sequência dos processos de Avaliação da Educação Superior no Brasil.
resp: Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior; Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
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Existem dois movimentos importantes a serem considerados na avaliação institucional: avaliação interna e externa e que podem ocorrer de modo sistematizado ou espontâneo. Analisar os exemplos apresentados nas alternativas para identificar o que representa uma situação específica de avaliação interna :
resp: Os professores analisaram e expressaram sugestões sobre a matriz que seria utilizada para a escola avaliar as aulas por eles desenvolvidas.
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Existem concepções teóricas e práticas que revelam posições que muitas vezes se contradizem. Dentre as concepções de modelos de avaliação destacados nas opções, qual deles destaca duas posições que se contradizem?
resp: tradicional e progressista
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Sobre a Prova Brasil é CORRETO afirmar que:
resp: Tem caráter bienal e é censitária;
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Uma questão fundamental tanto da avaliação institucional quanto da avaliação específica do rendimento dos alunos não se situa na quantificação de resultados,mas nos métodos de medição. Sendo assim podemos concluir que:
resp: A utilização de instrumentos de medida válidos é essencial para avaliação.
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O princípio constitucional que justifica a realização de um sistema nacional de avaliação institucional é:
resp: garantir o direito ao ensino de qualidade;
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O Estado Avaliador apresenta um modelo de avaliação que norteia as ações desenvolvidas pelas instituições educacionais . O INEP, ao longo do tempo, vem implantando, gradativamente, um sistema de avaliação com iniciativas realizadas desde seu fundador Anísio Teixeira. E, do ponto de vista histórico, a partir dos anos 90, os exames nacionais referentes ao ensino superior são apenas:
resp:
I - ENC- Exame Nacional de Cursos, conhecida como PROVÃO.
III- ENADE - Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes.
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Partindo do fragmento de texto do SINAES a seguir: "A avaliação educativa precisa questionar os significados da formação e dos conhecimentos produzidos em relação ao desenvolvimento do país..."(p.86), estabeleça a relação que completa o sentido do trecho em questão:
resp: pois o envolvimento de todos no ato de questionar, permite que se atinja a finalidade da universidade por uma formação para a cidadania;
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O instrumento utilizado pelo MEC para avaliação do rendimento escolar do aluno do Ensino Médio e Fundamental é denominado de:
resp: SAEB
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A educação é um direito de todos e dever do Estado. Este princípio constitucional deve ser fundamentado, também, na responsabilidade social das instituições educativas que devem EVITAR:
RESP: Desconsiderar suas responsabilidades face aos resultados de avaliações externas.
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Leia o fragmento a seguir e marque a alternativa que traduz o pensamento do autor sobre a competência para o controle da qualidade do ensino.
RESP: garantir a aplicação do princípio constitucional de se ter um padrão de qualidade no ensino.
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Sobre o ENADE, é correto afirmar que:
RESP: Este exame tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação e as habilidades e competências em sua formação.
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Para entendermos a importância e aplicabilidade da avaliação do rendimento dos alunos da educação básica ou superior é necessário compreender os conceitos de medir e avaliar. Sobre estes conceitos, a única afirmativa INCORRETA é :
RESP: Avaliação deve resultar da intuição dos professores que lidam diretamente com os alunos.
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Ao se transpor a metodologia de Qualidade Total das organizações não escol a principal crítica e resistência dos pedagogos tem sido o:
- destaque dado à produtividade lucrativa
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O princípio constitucional que justifica a realização de um sistema nacional de avaliação institucional é:
garantir o direito ao ensino de qualidade;
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No Brasil, a Avaliação Institucional passou por uma estruturação que culminou na edição e publicação de um modelo de Avaliação válido para todas as instituições de Educação Superior. Esse modelo ainda vigente é o... :
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2003.
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O questionário do aluno no SAEB e o formulário de inscrição do aluno no exame do ENEM dizem respeito:
ao perfil socioeconômico do aluno;
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A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação é realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Sobre o ENADE é incorreto afirmar:
= O aluno que NÃO realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, ENADE, poderá colar grau e NÃO terá seu diploma expedido. (art. 5°, §5° da Lei nº 10.861/2004)
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Quando a escolha da equipe pauta-se por um modelo de avaliação democrático e participativo a cultura avaliativa apresenta as características destacadas nas opções, EXCETO:
= Explicação das fragilidades do fracasso escolar na perspectiva do aluno.
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A Comissão de Avaliação da Escola Edson Arantes desenvolve seu Projeto de Avaliação Institucional, aplicando procedimentos de pesquisa . Desse modo ao repensar suas práticas percebe que os resultados têm contribuído para a escola por diversos motivos, EXCETO:
= Substituir o (PPP) Projeto Político Pedagógico.
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As escolas privadas de ensino médio estão sendo criticadas porque após receberem os resultados obtidos por seus alunos e conhecerem o seu IDEB adotam as seguintes medidas:
= avaliam os seus currículos e prática pedagógica adequando-os aos exames nacionais;
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Lapassade utiliza o conceito, retirado da psicanálise, de contratransferência para se referir a contratransferência institucional o qual na análise institucional ficou denominada por :
= auto gestão.
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Baseando-se no conceito de institucionalização como processo de regularidade normatizada e comportamento da vida em grupo, apresente um exemplo do seu cotidiano demonstrando sua compreensão do conceito.
Resposta: Segundo a psicologia institucional há necessidade das pessoas seguirem regras para viverem em grupo. Uma regra institucional passa por muitas gerações, vira tradição e por fim perde sua referência de origem. A classe dominante é o ponto de referência, o ponto de vista e a opinião de todas as classes e de toda sociedade. São exemplos: O modo de vestir, linguagem usada, etc. O homem se vestir com roupas apropriadas ao seu sexo e a mulher com seu estilo diferenciado.
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Na proposta de Lapassade sobre a técnica da autogestão, o trabalho do pedagogo passaria por três etapas para o desenvolvimento da técnica. Analise as afirmativas a seguir sobre as três etapas:
I - Num primeiro momento, os alunos, surpreendidos com a novidade da experiência, permanecem imóveis, mudos, mais ou menos inertes, esperando que o pedagogo assuma a direção das coisas.
II - O segundo momento mostra ao profissional da pedagogia o surgimento de discussões sobre uma organização possível que possa contentar os desejos de todos.
III - A terceira etapa é a do trabalho propriamente dito, que pode assumir formas extremamente diversas: em equipes especializadas e funcionais, em equipes
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A principal fonte de socialização do indivíduo que irá ensinar-lhe quais os padrões e normas culturais adequados que devem ser internalizados e reproduzidos em suas relações sociais chamamos de:
= família
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Junto c om a fam ília a escola é, a instituição social que m aiores r epercussões tem para a criança. Analise a s afirmativas abaixo quant o aos aspectos d a escola como inst ituição social.
I- As crianças, em suas relações com iguais, descobrem que é necessária a reciprocidade, para agir conforme as regras, levando em conta que as regras são ef etivas, se as p essoas concord arem em aceitá -las.
II- A entrada e o percurso pelo âmbito escolar vão constituir para a crianç a um acúmulo de experiênc ias ricas e interessant es, pois a esc ola é um m icrocosmo da sociedade.
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Tendo como referência o processo de institucionalização, marque a opção ERRADA.
= Segundo a Psicologia Institucional, não há necessidade das pessoas combinarem algumas regras para viverem em grupo.
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O comportamento eventual de um homem que maquia-se e leva uma bolsa de mulher quando vai para a sala de aula, ou de uma mulher que veste-se como um homem para uma ocasião formal, usando paletó e gravata, pode ser visto como:
= violação de papel
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O fundamental para a solução de tarefas unitárias consiste em como reunir as contribuições dos membros para alcançar o objetivo do grupo. As tarefas em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições são chamadas:
= tarefas aditivas
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Elabore um texto conceituando desenvolvimento local e explicando sobre as iniciativas sócio -ambientais que o pedagogo pode criar para auxiliar na criação de programas de desenvolvimento local de uma empresa.
Resposta: O pedagogo deve usarde estratégias para mostrar a importância da preservação do meio ambiente. Deve haver um trabalho de conscientização ambiental, onde os funcionários percebam a importância da sustentabilidade. Alguma mudanças na empresa podem ser feitas no sentido de evitar o desperdício e economizar energia. por exemplo deve orientar para que os computadores sejam trocados pelas telas de LCD, que consomem menos energia,os carregadore não devem ficar nas tomadas quando não estiverem em uso,as folhas da impressão devem ser usadas dos dois lados.
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Ao se "desenha r" um programa p ara melho rar o clima organiz acional são aspectos que d evem se r verificados em uma p esquisa:
I. se a missão da or ganização é claram ente difundida e s e há m ecanismos de com unicação;
II. se na tom ada de decisão há com partilham ento de responsab ilidades e contro le de resultados;
III. se há m ecanismos de gestão partic ipativa e proteç ão contra possív eis retaliações e p erseguições
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A pedagogia é um processo sustentado em que uma ou mais pessoas adquirem novas formas ou desenvolvem formas existentes de conduta, conhecimento, prática e critérios, destinadas a ser um provedor e avaliador apropriados, do ponto de vista ou do adquirente ou de alguma(s) outra(s) pessoa(s), ou de ambos. (BERNSTEIN, 1999a apud DANIELS, 2003, p.15). Esta concepção de Pedagogia: (Concurso para Pedagogo ¿ Universidade do Piauí-2011)
= afirma que os processos de desenvolvimento e aprendizagem devem levar em consideração questões cognitivas, afetivas e de criação de possibilidades.
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Vamos analisar esta tabela que compara o Fordismo com o Pós-Fordismo e depois responder o que se pede. I- FORDISMO PÓS-FORDISMO II- Produção em massa Produção em pequenos lotes III-Produção em série Produção flexível IV- Concentração produtiva Dispersão, desconcentração V- Trabalho especializado Trabalho flexível (maior qualificação) VI- Poder de estado e Sindicato Poder financeiro e individualismo
VII-Estado de bem-estar social Estado neoliberal Marque os itens que seguem como verdadeiros os falsos e depois assinale a única sequência correta. I. ( ) mão de obra e Laico II. ( ) qualificação e neoliberal III. ( ) mercado e Maior IV. ( ) legitimidade e neoliberal V. ( ) massa e Livre
= F,V,F,F,F
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Leia o texto que segue, identifique os itens como verdadeiros ou falsos e depois marque a sequencia correta. Nos anos 70 a partir da crise ocorrida no Estado de Bem Estar Social ocorre uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado. Assim, a década de 70 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. Surge então, a partir desta década, uma nova configuração do sistema do capital, caracterizada, principalmente, por seu acentuado processo de mundialização e pelo advento de um novo formato de regulação estatal: o Estado Neoliberal, sendo este um novo regime de acumulação: o paradigma flexível. Em saber que o paradigma flexível está assentado em novas técnicas e modelos produtivos, caracterizados pelo uso intensivo de tecnologia de base microeletrônica é correto afirmar que: I. A nova base técnica orientou um novo paradigma tecnológico denominado de paradigma da produção flexível. ( ) II. A nova base técnica provocou um impacto na configuração dos processos de produção. ( ) III. Uma nova realidade toma conta do cenário social, político e cultural. ( ) IV. O novo paradigma está fundamentado na automação e na informatização, sendo caracterizado pela: integração, flexibilidade e descentralização do processo produtivo. ( ) V. O Toyotismo pode ser apontado como a estratégia de gestão do capital frente às mudanças estruturais no capitalismo. ( )
= V,V,V,V, F
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Considerando que as transformações atualmente em curso nos cenários econômicos, políticos e social têm sido analisadas por vários autores como fruto do esgotamento de um padrão de desenvolvimento que emergiu no pós guerra e se prolongou por mais de um quarto de século, até meados dos anos 70. Analise as afirmativas sobre este momento histórico, e em seguida, marque a opção correta = as 2
I. Esse período abarcou trinta anos que seguiram a segunda guerra mundial.
II. O mesmo período foi denominado, por vários economistas, como anos dourados.
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Como base no texto, enumere três funções do gestor, exp licando cad a uma. Resposta: O getsor deve administrar a instituição, visando o seu crescimento, através do esforço de todos os envolvidos na empresa. Deve promover especializações e formações dos funcionários.
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De modo mai s geral, o período d e 1965 a 1973 tornou cada vez mais evi dente a incapa cidade do fordismo e do keyn esi anismo d e conter as contradi ções inerentes ao capi tali smo, Na superfíci e, essas dificul dades podem ser mai s bem apreendi das por uma pal avra: rigid ez. (HARVEY, Pó s-Moderna. SP: L oyola, 1992. p. 1 35) O momento hi stórico assi nalado, au tor reforça qu e o início da crise do model o de desenvolvi mento fordista e a subs equente trans ição para o model o pós - fordista ou si stêmico-flexível , que se imporia na reorganização d o modo de pr odução capit alista na gl obalização. Duas caracterí sticas marcant es desse atual modelo de desenvo lvimento são :
= terceirização de atividades e personalização do produto.
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A partir dos textos, analise as asserções: Considerando a citação de Anderson (1996) se percebe que o bem estar social não atingiu a todos, pois parte do povo, na sua realidade, negava a realidade do bem estar social. Porque Havia uma negação interna, pelo menos por um grupo que representava outros grupos no que se refere ao bem estar social.
= As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
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Complete os pontilhados com os termos que tornam a frase de Chiavenatto verdadeira e logo depois marque o item que corresponde ao seu preenchimento. ........................ prepara e forma a pessoa para exercer uma profissão; ......................... visa o preparo do indivíduo para um futuro cargo na organização; e ......................... objetiva preparar a pessoa para o seu cargo atual. Às vezes uma ação de capacitação pode cumprir as três funções. (CHIAVENATO, 1999b) A. ( ) Formação, Desenvolvimento e Treinamento.
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