domingo, 19 de fevereiro de 2017

Av Curriculum 6 período

Como um espaço plural, a escola clama uma ação mais eficaz em relação aos alunos das classes populares.Neste sentido, a postura política do professor, como um dos protagonistas no desenvolvimento das práticas curriculares, deve EVITAR:

R: manter o distanciamento entre o discurso teórico sobre a diversidade e as práticas educativas

Cláudia e Daniel, estudantes de Pedagogia, que ao lerem o desenho curricular do referido curso verificaram a que deveriam estudar a disciplina intitulada Currículo: teoria e prática. Cláudia e Daniel desejam saber qual o principal objetivo desta disciplina e de que modo atribui para a formação do pedagogo? A resposta que melhor que se adequa a pergunta é:

R: Estabelecer relações entre currículo escolar, sociedade e cultura.

A escola Lourenço Filho reuniu os professores e representantes da comunidade escolar para debater inovações a serem introduzidas em seu projeto pedagógico, a partir da análise dos problemas sociais e ambientais que afetam a região onde se localiza. Do ponto de vista das teorias de currículo, a decisão da escola evidencia identificação com: 

R: Teorias críticas porque problematiza a realidade.

A partir dos anos 1990 foram realizadas várias reformas curriculares no âmbito das instituições educativas, dentre elas, as propostas de reorganização dos anos de escolaridade em ciclos, que trouxeram mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada. Tais experiências fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas escolas necessita que as(os)

R: ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa.














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