Como
um espaço plural, a escola clama uma ação mais eficaz em relação
aos alunos das classes populares.Neste
sentido, a postura política do professor, como um dos protagonistas
no desenvolvimento das práticas curriculares, deve EVITAR:
R:
manter
o distanciamento entre o discurso teórico sobre a diversidade e as
práticas educativas
Cláudia
e Daniel, estudantes de Pedagogia, que ao lerem o desenho curricular
do referido curso verificaram a que
deveriam estudar a disciplina intitulada Currículo: teoria e
prática. Cláudia e Daniel desejam saber qual o principal objetivo
desta disciplina e de que modo atribui para a formação do pedagogo? A
resposta que melhor que se adequa a pergunta é:
R:
Estabelecer
relações entre currículo escolar, sociedade e cultura.
A
escola Lourenço Filho reuniu os professores e representantes da
comunidade escolar para debater inovações a serem
introduzidas em seu projeto pedagógico, a partir da análise dos
problemas sociais e ambientais que afetam a região onde se localiza.
Do
ponto de vista das teorias de currículo, a decisão da escola
evidencia identificação com:
R:
Teorias
críticas porque problematiza a realidade.
A partir dos
anos 1990 foram realizadas várias reformas curriculares no âmbito
das instituições educativas, dentre elas, as propostas de
reorganização dos anos de escolaridade em ciclos, que trouxeram
mudanças significativas para a estruturação curricular e a
avaliação, com a implantação da progressão continuada. Tais experiências
fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas
escolas necessita que as(os)
R:
ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma
coletiva e participativa.
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